Projetos de inovação no Nordeste recebem R$ 500 milhões

0
47

inovacaoA Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai destinar R$ 500 milhões para projetos de inovação na região Nordeste, segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O ministro anunciou também, durante o 1º Encontro Finep para Inovação, a instalação de um escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Fortaleza (CE).

A diretoria da Finep fez um diagnóstico da atuação da financiadora nas últimas décadas e concluiu que os financiamentos estão, atualmente, concentrados majoritariamente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A abertura de um escritório no Nordeste vai ampliar a capilaridade da agência na região e descentralizar os incentivos.

“Ações do poder público precisam ocorrer em todo o território nacional. O Nordeste, em especial, dá demonstrações do quanto pode contribuir para a diminuição das nossas desigualdades e a elevação dos nossos índices de crescimento”, destaca Kassab.

O presidente da Finep, Marcos Cintra, afirma que o escritório em Fortaleza é o primeiro passo de um processo de regionalização que deve se estender a todo o Brasil. “Apesar de 50 anos de intensas atividades e de apoio à ciência e tecnologia, a Finep falhava em presença física aqui no Nordeste, que, em todas as nossas análises técnicas, demonstrou uma gigantesca capacidade de contribuir para a inovação no Brasil”, ressaltou.

Redação Investvida
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC


Deixe uma resposta