Projetos de eficiência energética economizam 4,6 GWh

0
125

De 2008 até junho de 2016, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabilizou 1.704 projetos de eficiência energética apresentados pelas concessionárias. Juntos, esses projetos somaram R$ 5 bilhões em investimentos. Com todos eles em operação, a expectativa é obter uma economia de 4.629 GWh ao longo dos anos.

Segundo a Aneel, esses projetos envolvem iniciativas relacionadas à substituição de equipamentos, como o chuveiro elétrico por aquecimento solar; lâmpadas incandescentes e refrigeradores antigos de unidades consumidoras de baixa renda e de motores em indústrias.

Esses projetos também incluem a implantação de sistemas de iluminação em túneis e semáforos; estrutura de gestão energética municipal em prefeituras; plantas de cogeração, entre outras ações de conservação de energia.

Investimentos para combater desperdício de energia

Pela lei, as distribuidoras devem aplicar, anualmente, o mínimo de 0,4% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. As concessionárias também devem destinar 0,1% para as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Fonte: Portal Brasil


Deixe uma resposta