Engenheiro japonês desenvolve turbina eólica que usa força de tufões

0
817

turbina-eolica-tufoesApós o desligamento do programa nuclear do Japão, em 2011, o país vem investindo cada vez mais em inovações tecnológicas para potencializar o uso das energias renováveis. Contribuindo com esse objetivo, o engenheiro japonês Atsushi Shimizu desenvolveu uma turbina eólica que irá aproveitar com segurança o poder dos ventos fortes produzidos por um tufão.

Desde que iniciou seu investimento na energia dos ventos, o Japão tem encontrado obstáculos naturais para a instalação de turbinas eólicas devido a condições meteorológicas extremas.

“Durante décadas, o Japão trouxe em turbinas eólicas de estilo europeu, não concebidos para zonas de tufão, e foi instaladas sem uma análise cuidadosa – essas turbinas foram quebradas quase inteiramente”, Diz Shimizu.

Pensando em utilizar as forças destrutivas em solução para as crises de energia do Japão, o engenheiro tem trabalhado na criação da turbina que aproveita tufões pela empresa Challenergy. O primeiro passo foi desenhar um eixo vertical omnidirecional (tem as mesmas propriedades em todas as direções) que suporta os padrões de vento imprevisíveis do Japão. O segundo foi incorporar o que os cientistas chamam de efeito Magnus, que eleva o controle sobre as turbinas.

Ao apertar uma haste central, os engenheiros conseguem ajustar a velocidade das lâminas, para garantir que elas não saiam do controle em meio a uma tempestade. Com esse modelo, os cientistas fizeram testes e alcançaram 30% de eficiências energética. Nas turbinas eólicas tradicionais a eficiência é de 40%, mas elas não funcionam em meio a um furacão.

Apenas uma tempestade pode produzir energia para cerca de metade da capacidade de geração de energia elétrica em todo o mundo, conforme relatado pelo Atlantic Oceanographic & Meteorological Laboratory.

Fonte: Ambiente energia


Deixe uma resposta