Perita criminal alagoana lança livro sobre sustentabilidade ambiental

0
732

peritaA perita criminal Rosana Coutinho acaba de lançar em parceria com a professora Sineide Montenegro o seu primeiro livro. Como o título “Efeitos sócio-ambientais da carcinicultura em Alagoas”, a obra é fruto de sua dissertação de mestrado apresentada em 2007, sobre uma perícia criminal em uma criação de camarões em cativeiros no município da Barra de Santo Antônio.

Atualmente, a carcinicultura, técnica de criação de camarões em cativeiro, é desenvolvida em vários países do mundo, como alternativa para o atendimento crescente da demanda, e importante atividade sócio econômica. Mas, efeitos positivos e negativos têm se refletido sobremaneira nas regiões de sua implantação, dentre as quais se destacam as regiões de manguezais, como ocorreu no litoral norte alagoano.

Doutoranda em Biotecnologia em Saúde, Rosana Coutinho explicou que a pesquisa na área de desenvolvimento sustentável buscou analisar a utilização dos recursos hídricos propícios para este tipo de cultura, já que Alagoas é favorecido pela natureza com ricos mananciais. Para a bióloga, atividades que envolvam diretamente o meio ambiente devem seguir os três pilares que embasam o desenvolvimento sustentável: economicamente viável, ambientalmente prudente e socialmente justo.

A perita que também é chefe de perícias de Laboratório do Instituto de Criminalística de Alagoas, com sua obra, faz um alerta sobre o uso dos recursos naturais como base necessária e indispensável da economia moderna, bem como da vida das gerações futuras, onde a sustentabilidade deve conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

“O livro mostra um trabalho com a caracterização sócio-ambiental dessa atividade, identificando os danos causados e os possíveis reflexos de melhoria na qualidade de vida da comunidade envolvida por esse ramo de atividade. Os recursos naturais são finitos e devem ser conservados”, afirmou à perita.

Com 121 páginas, a obra está sendo distribuída mundialmente pela empresa alemã OmniScriptum GmbH & Co. KG, detentora da editora Nova Edições Acadêmicas (NEA), e está sendo vendido pelo site www.morebooks.de por apenas R$ 189,62. A comercialização segue o conceito eco-friendly, impressão sobre encomenda de demanda, que tem por finalidade causar o menor dano possível à natureza.


Deixe uma resposta