Cerca de 40 mil pessoas de cem comunidades em áreas rurais do Brasil terminaram 2018 com maior acesso à água segura.

Os principais desafios para esse alcance, principalmente no Norte e Nordeste, são tratamento de água salobra, alta carga carga de contaminação orgânica e metais pesados, assim como soluções de saneamento ou acesso à energia para bombeamento de água em áreas isoladas.

Para atingir essa população, que se concentra em sua maioria (85%) no Nordeste e outra parte importante no Norte (10%), foram investidos R$ 8 milhões pela Coca-Cola na aliança Água+Acesso.

Por meio de seu instituto, a multinacional faz parte da iniciativa ao lado de organizações sociais, como o Projeto Saúde e Alegria, que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

O objetivo este ano é beneficiar mais 33 mil brasileiros, totalizando 73 mil pessoas em 190 comunidades atendidas. Em 2019, a aliança prevê ainda o fortalecimento e disseminação dos modelos de gestão comunitária, ampliação das parcerias e dos esforços para dar visibilidade ao tema, além de contribuir com políticas públicas relacionadas ao tema.

Além de Norte e Nordeste, a iniciativa atua em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha em projeto realizado pelo CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), do vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2007, Tião Rocha, e no Espírito Santo.

A Aliança Água+Acesso foi criada em 2017. Além do Instituto Iguá e do Instituto Coca-Cola Brasil, coinvestidores, integram a iniciativa Fundação Avina, World-Transforming Technologies (WTT) e Instituto Trata Brasil (apoio), além de organizações sociais com atuação em comunidades nas regiões atendidas: Sisar, Central de Associações, Projeto Saúde e Alegria, Fundação Amazonas Sustentável, Cáritas de Pesqueira, Abes, Asproc e CPCD.


Deixe uma resposta