Brasil pretende levar fibra ótica a 75% de municípios

0
779

fibraoticaRecentemente no FUTURECOM 2016 – o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Andre Bórges que apresentou algumas definições do novo plano: O novo plano de banda larga estabelecerá as bases para toda a política de telecomunicações do Governo Brasileiro, afirma Borges. Apesar do plano nacional não estar definido, ele aproveitou para adiantar os principais pontos da iniciativa. O objetivo proposto é de atingir 75% dos municípios por meio de fibra ótica de transporte, uma meta atingível, lembrando que 60% dos municípios do Brasil já são conectados pela rede de banda larga. Os outros 25% dos municípios que não estão contemplados neste plano serão conectados através de redes de radio e satélite de alta capacidade, explicou o ministro.

Adicionalmente, o governo pretende incentivar o desenvolvimento de banda larga móvel, com o objetivo de oferecer acesso à tecnologia em todas as regiões do país.

Borges também apontou planos de expandir a banda larga fixa em bairros de preferia das grandes cidades e em municípios com menos de 6.000 habitantes. Alem disso, buscarão a instalação de banda larga em empresas que se encontram em zonas industriais negligenciadas.

Ele estabeleceu ainda um objetivo em termos de velocidade de acesso de banda larga, que deverá ser de 30Mbps.

Dado a conjuntura desfavorável e as reclamações da indústria em função dos lucros baixos em anos recentes, Borges diz que a maior preocupação do governo é garantir o crescimento sustentável da banda larga. E, para isso, alinhado com o ministro Gilberto Kassab, disse que “estamos abertos a sugestões do setor”.

Antes de concluir, Borges revisou algumas iniciativas que está trabalhando junto ao Governo Brasileiro: lembrou que, recentemente, foi levado à consulta pública um Plano Nacional da Internet das Coisas, que atualmente está em um período de revisão e deve ser apresentado em breve. Ele também observou que acordos foram firmados com a União Europeia e a Coreia do Sul para desenvolvimento da tecnologia 5G.

Fonte: Futurecom


Deixe uma resposta