Reunião do G20 vai reafirmar o Acordo de Paris

0
680

fotoLíderes de nações em desenvolvimento e industrializadas irão se encontrar nesta sexta e sábado (7 e 8) na Alemanha
Marcada para os dias 7 e 8 de julho, a reunião do G20 promete reforçar os compromissos do Acordo de Paris, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Os líderes de mais de 20 nações industrializadas e em desenvolvimento do mundo irão se encontrar na Alemanha para discutir temas financeiros e outras questões fundamentais ao desenvolvimento, como o meio ambiente.

“A gente acha que o G20 vai reafirmar […] os compromissos de Paris, a preocupação global com o aquecimento, com as mudanças climáticas, e tenho certeza que de lá vai sair um documento bastante expressivo a respeito dessa posição das maiores potências mundiais”, afirmou, em entrevista ao Portal Brasil.

O Brasil concluiu o processo de ratificação do Acordo de Paris em setembro de 2016. Ele prevê a adoção de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Com o acordo, os países se comprometem a conter o aumento da temperatura média global em menos de 2 °C acima dos níveis pré-industriais, além de determinar esforços para limitar esse aumento a 1,5 °C. A meta brasileira é reduzir as emissões dos gases em 37%, em 2025, e 43%, em 2030, tendo por referência o ano de 2005.

Economia

Para o ministro, a maioria dos países estão preocupados com as mudanças climáticas e determinados em cumprir os termos do acordo e estabelecer uma economia de baixo carbono.

“O Brasil está comprometido. Nós já entregamos o nosso protocolo na ONU, ano passado, logo no começo da gestão do presidente Michel Temer e já faz parte da legislação nacional. Portanto estamos muito bem e nossa intenção é cumprir integralmente os nossos compromissos”, garantiu Sarney Filho.

Redação Investvida
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA)


Deixe uma resposta